Faltando exatos 44 dias para o Natal, o comércio iniciou a preparação com a decoração natalina, e os pisca-piscas podem ser vistos tanto na região central quanto nos bairros.
E a dúvida paira no ar quanto ao dia de montar a árvore de Natal e, dependendo da fé das famílias, o presépio. As informações são do Correio do Estado.
Mas, afinal de contas, há uma data para montar a árvore de Natal?
Segundo o calendário cristão, o momento de montar a árvore de Natal é no primeiro domingo do Advento, que neste ano cai no dia 1° de dezembro.
O Advento significa “chegada” e marca as quatro semanas que antecedem o Natal, no dia 25 de dezembro.
Veja as datas do Advento:
- O 1.º Domingo do Advento é no dia 1 de dezembro;
- O 2.º Domingo do Advento é no dia 8 de dezembro;
- O 3.º Domingo do Advento é no dia 15 de dezembro;
- O 4.º Domingo do Advento é no dia 22 de dezembro.
Reprodução Pinterest
Presépio
O calendário cristão diz que o momento de montar o Presépio é no 3° domingo do Advento, no dia 15 de dezembro. A data representa a anunciação do anjo Gabriel, a Maria escolhida por Deus para ser mãe de Jesus.
A Bíblia diz que Jesus nasceu em um estábulo rodeado por animais, por isso a palavra “Presépio”, em latim (“Praesaepe“), significa estrebaria ou curral.
Jesus nasceu em Belém, e quando José e Maria chegaram à cidade, todas as estalagens estavam lotadas, e o filho de Deus nasceu em um estábulo, tendo sido aconchegado na manjedoura.
Naquele local simples, recebeu a visita dos Três Reis Magos (Melchior, Gaspar e Baltazar), que o presentearam com ouro, incenso e mirra.
O presépio é tradicionalmente composto por pastores que foram os primeiros a conhecer Jesus, animais, a figura de um anjo que representa o mensageiro de Deus, os três Reis Magos, e Maria, José e o menino Jesus.
Algumas famílias preservam a tradição de manter a manjedoura vazia e colocar o menino Jesus apenas à meia-noite do dia 25 de dezembro.
Quando desmontar a árvore de Natal?
A árvore deve ser desmontada no Dia de Reis, no Brasil, comemorado no dia 6 de janeiro, data em que encerra o período natalino.
Neste mesmo dia, o calendário recomenda desmontar o presépio.
História do Presépio
São Francisco de Assis foi o primeiro a montar um presépio natalino, em 1223, na Itália. Era um momento onde a Igreja Católica não autorizava representações litúrgicas nas paróquias.
Contudo, São Francisco recebeu a permissão para montá-lo, com objetivo de relembrar o momento do nascimento de Jesus Cristo, facilitando a compreensão da população acerca do evento narrado na Bíblia.
Já no Brasil, o presépio foi montado pela primeira vez em 1552, pelo padre José de Anchieta.
Editado por Roberta Cáceres