22 de janeiro de 2025
Notícias Atualizadas todos os dias
Logotipo do site Pintada MS News

New York Times aposta em “Ainda Estou Aqui” para Melhor Filme no Oscar 2025

f960x540 142088 216163 5050

O jornal The New York Times publicou, nesta quinta-feira (19), sua tradicional lista de apostas dos filmes com maior potencial para receber a estatueta de Melhor Filme no Oscar 2025, e o brasileiro “Ainda Estou Aqui” foi nomeado pelos críticos da publicação.

Estão na lista do The New York Times: “Anora”, de Sean Parker; “O Brutalista”, de Brady Corbet; “Conclave”, de Edward Berger; “Duna: Parte 2”, de Denis Villeneuve; e “Emília Pérez”, de Jacques Audiard, que, assim como “Ainda Estou Aqui”, também deve ser indicado para a categoria de Melhor Filme Internacional.

Ao citar “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres (Eunice Paiva) e Selton Mello (Rubens Paiva), os críticos do New York Times afirmam que “o filme brasileiro não deve ser subestimado” e que tem, sim, chances de ser indicado a Melhor Filme no Oscar 2025 e receber o prêmio.

Ou seja, caso a aposta do jornal The New York Times se confirme, “Ainda Estou Aqui” pode ser indicado para Melhor Filme Internacional e Melhor Filme do ano, que é o prêmio mais importante da premiação. Também existe a possibilidade da indicação de Fernanda Torres para Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado. 

Cabe lembrar que o New York Times já havia avaliado positivamente “Ainda Estou Aqui” e o classificado como o “blockbuster surpresa que alavancou as esperanças do Brasil chegar ao Oscar”. 

“Ainda Estou Aqui” ganha apoio de peso na disputa pelo Oscar
 

O filme “Ainda Estou Aqui” é um fenômeno dentro e fora do Brasil e tem angariado indicações em todos os grandes festivais de cinema, entre eles o Critics Choice Awards e o Globo de Ouro, que são os principais termômetros para o Oscar. Além disso, o novo longa de Walter Salles também foi mencionado em festivais da América Latina e da Europa.

E agora, o filme, que é estrelado por Fernanda Torres (Eunice Paiva) e Selton Mello (Rubens Paiva), acaba de ganhar um apoio de peso: o cineasta mexicano Alfonso Cuarón, premiado duas vezes como Melhor Diretor no Oscar pelos filmes “Gravidade” (2013) e “Roma” (2018).

Em longo texto publicado na revista Variety, Alfonso Cuarón afirma que “assistir a um filme de Walter Salles é ser abraçado com generosidade, é como sentir uma atração gravitacional, que nos eleva e nos aterra ao mesmo tempo com uma força invisível, mas inegável”.

Além disso, o cineasta mexicano promoveu uma sessão do filme como parte da campanha para o Oscar. O entusiasmo de Cuarón por “Ainda Estou Aqui” tem gerado críticas em seu país, pois o principal concorrente do filme brasileiro é “Emília Pérez”, musical francês que se passa no México.

Em seu texto para a Variety, Cuarón conclui da seguinte maneira: “Com ‘Ainda Estou Aqui’, esse efeito é ainda mais convincente. Walter, que era próximo da família Paiva, não apenas narra uma história real de terror, resiliência e aceitação, mas também entrega uma memória pessoal e coletiva — um conto de advertência que é um espelho assustador de tempos políticos tensos do passado e do presente. Acima de tudo, Walter nos envolve em uma meditação sobre a passagem do tempo e nossa própria impermanência, deixando o amor como a única força que perdura.”

Os indicados ao Oscar 2025 serão revelados no dia 17 de janeiro.

Loading video

Fonte: Revista Fórum

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Desenvolvido por Conffi
Sites Profissionais