2 de dezembro de 2024
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‘Boom’ da celulose conta com investimento pesado na recuperação e pavimentação de estradas

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A expansão da indústria de celulose está transformando a infraestrutura rodoviária e aeroportuária de Mato Grosso do Sul. Para atender às demandas desse crescimento, o Governo do Estado está intensificando investimentos em obras na região que abriga a megafábrica de celulose da Arauco, próxima ao município de Inocência, promovendo avanços tanto em vias terrestres quanto aéreas.

Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seilog) e da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) visitaram recentemente as obras que impactarão o desenvolvimento econômico da Costa Leste, com foco nas rodovias MS-377 e MS-320. Sob a coordenação do secretário Guilherme Alcântara, o grupo percorreu trechos dessas rodovias, que estão no planejamento para receber melhorias e facilitar o transporte de insumos e a circulação de produtos da fábrica, prevista para operar em 2028.

Entre as principais obras, destaca-se a restauração de 48 km da rodovia MS-377, que liga Inocência a Água Clara, com previsão de licitação para o início de 2025. Em paralelo, um estudo de Parceria Público-Privada (PPP) com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) está em andamento para a recuperação e manutenção de outros trechos da MS-377 e da MS-240, facilitando o trânsito entre Água Clara até Paranaíba.

A Agesul também desenvolve o projeto de pavimentação de 63 km da MS-320, atualmente uma estrada de terra. Esse novo asfalto, com terceira faixa em pontos estratégicos e substituição de três pontes de madeira por estruturas de concreto, facilitará o tráfego entre a MS-377 até Três Lagoas, melhorando a segurança e conectividade da região até Inocência. Para garantir acesso seguro à fábrica da Arauco, o Governo do Estado também construirá um novo acesso rodoviário pela MS-377.

O secretário Guilherme Alcântara ressaltou a importância de uma infraestrutura bem planejada para acompanhar o crescimento socioeconômico da região. “Estamos promovendo essas vistorias para definir os serviços a serem executados em 2025. Essas obras não só atendem à demanda das empresas, mas transformam a realidade e melhoram a qualidade de vida da população”, explicou.

Rudi Fiorese, diretor de Infraestrutura Rodoviária (DIR), comentou que a Agesul está finalizando o edital para a obra de pavimentação da MS-320, fundamental para interligar Três Lagoas e o município de Paraíso das Águas.

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Desenvolvimento visto de cima

Além das melhorias nas rodovias, o Governo do Estado também investe na ampliação da infraestrutura aeroportuária. Às margens da MS-240, entre Paranaíba e Inocência, a construção de um novo aeródromo em Inocência está a pleno vapor. Segundo o superintendente de Logística e coordenador de Transporte Aéreo da Seilog, Derick Hudson Machado de Souza, a obra visa impulsionar a competitividade e atrair novos investimentos. Com recursos de R$ 15,4 milhões, o projeto inclui pistas de pouso e taxiway, pátio de aeronaves e alambrado operacional.

“Atualmente, temos cerca de 45% dos serviços concluídos. Já finalizamos a terraplenagem e estamos iniciando a pavimentação, com previsão de operação para janeiro, quando a pista, com 30 metros de largura e 1,6 km de extensão, poderá receber aeronaves de médio porte”, informou Derick.

O aeródromo de Paranaíba, também está na rota do que vem se consolidando como o ‘Vale da Celulose’ – devido à relevância da indústria na região – também recebeu R$ 5 milhões para a restauração de pistas e pátio de aeronaves, fortalecendo ainda mais a infraestrutura local para receber o crescimento impulsionado pela instalação da fábrica da Arauco. O dispositivo já está em operação.

Considerada um dos maiores empreendimentos globais do setor, a unidade da Arauco, multinacional chilena, tem gerado desenvolvimento sustentável e consolidado Mato Grosso do Sul como liderança nacional na produção de celulose.

As vistorias foram acompanhadas pelo diretor-presidente da Agesul, Mauro Azambuja e pelo diretor de Projetos e Orçamentos (DPO), Magno Mendes.

Editado por Roberta Cáceres

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