21 de dezembro de 2024
Notícias Atualizadas todos os dias

Avião que saiu de MS é interceptado com 400 kg de pasta base de cocaína

aviao 9 1

Uma operação policial realizada nesta segunda-feira (16) interceptou uma aeronave transportando cerca de 400 tijolos de pasta base de cocaína aproximadamente 400 kg da droga no interior de São Paulo, mas que partiu de Mato Grosso do Sul.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o avião pousou em uma pista clandestina localizada entre os municípios de Penápolis e Araçatuba. No momento do pouso, o piloto percebeu a aproximação do helicóptero policial e tentou realizar uma manobra para decolar novamente, mas foi interceptado.

Os policiais conseguiram abordar o piloto, de 33 anos, e um passageiro, de 45 anos, que foram presos em flagrante. No entanto, um motorista que daria apoio ao transporte da droga em um carro conseguiu fugir. O caso foi encaminhado à Polícia Federal, que dará continuidade às investigações. A ação foi coordenada pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar, e contou com o apoio das equipes em solo.

A aeronave, de matrícula PT-EKC, é do modelo EMB-720C, fabricada pela Neiva em 1977. Registrada como privada para serviço aéreo, o avião possui categoria VFR Noturno e capacidade para seis assentos. Conforme registros da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave não possui autorização para operação de táxi aéreo e está registrada em nome de Wesley Evangelista Lopes. As informações são de A Crítica.

O último Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em dezembro de 2021, com validade até agosto de 2025, e não há gravames registrados. A situação atual é classificada como “situação normal”, de acordo com a ANAC.

A Polícia Federal irá apurar a origem da droga e investigar a possível relação do avião com atividades do tráfico internacional, devido ao uso de pistas clandestinas, que são comuns nesse tipo de crime.

Editado por Roberta Cáceres

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Sites Profissionais