2 de dezembro de 2024
Notícias Atualizadas todos os dias

Com óculos para captura de imagens, Detran lança Centro de Segurança Viária

2o8ejm8mszac8

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) lançou nesta quinta-feira (9) o CISV (Centro Integrado de Segurança Viária), sistema que vai monitorar em tempo real, por 24 horas, as ruas e rodovias estaduais de Mato Grosso do Sul. Para reforçar a fiscalização, o órgão também contará com uma nova tecnologia: óculos de leitura OCR, que possibilita o reconhecimento ótico de caracteres.

A câmera fica no centro dos óculos e o agente de trânsito pode ver a imagem a ser captada no visor direito. Na lateral fica o “touch”, onde eles poderão capturar a imagem. Ao todo, o órgão terá cinco unidades, três em Campo Grande e duas em Dourados. Durante o período de teste, entre janeiro e abril, 233 veículos, suspeitos de irregularidades, foram monitorados pelo Detran nas rodovias estaduais.

O gerente especial de fiscalização e policiamento viário, Rubens Ajala, explicou que Mato Grosso do Sul é o primeiro estado com essa tecnologia. “Através de uma foto ou leitura ORC vamos receber neste Centro Integrado todas as informações sobre o veículo. Dá celeridade no processo de fiscalização. É a tecnologia apoiando as forcas de segurança publica”, detalhou.

O presidente do Detran, Rudel Trindade, destacou a integração que a Central e o aparelho trarão para as ações de fiscalização. “A facilidade é verificar o veículo e já disparar para as autoridades policiais de cada região. Fica mais seguro para o agente saber com quem ele vai tratar, já chega preparado”, apontou.

Centro Integrado de Segurança Viária inaugurado pelo Detran-MS nesta quinta-feira (9) (Foto: Natália Olliver)
Para o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), “ideias malucas” são bem-vindas. “Eu acredito muito nas ideias malucas, porque a sociedade esta cada vez mais precisando de ideias malucas e responsáveis”, disse. Segundo ele, o governo tem buscado cada vez mais o uso de tecnologias. “Isso torna a operação mais barata, mais eficiente e melhor em termos de resultado para a sociedade”, finalizou.

Editado por Roberta Cáceres, com informações de Detran-MS.

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Sites Profissionais