22 de novembro de 2024
Notícias Atualizadas todos os dias

Presidente Lula deve visitar MS nos próximos dias para acompanhar queimadas do Pantanal

2ff59bee4ee34262ba5c0e58e419f67b
Presidente Lula em viagem - (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O Planalto está organizando uma viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Mato Grosso do Sul na próxima semana. O dia exato e o destino ainda não foram definidos, mas é provável que o presidente visite o Pantanal, devido as fortes queimadas nas últimas semanas.

A viagem estava prevista para a semana passada, em Corumbá, a 450 km de Campo Grande, mas foi adiada devido à agenda do presidente. Com informações do Jornal A Crítica.

A Operação Pantanal 2024 completa 115 dias de atuação com 500 pessoas combatendo os incêndios no atual ciclo de trabalho. Desde o início das ações em abril, mais de 1 mil pessoas estiveram envolvidas antes do período regular de incêndios florestais.

Na terça-feira (23), o Pantanal sul-mato-grossense enfrentou condições climáticas extremas, elevando o risco de incêndios. A temperatura atingiu 33°C, com rajadas de vento de até 30 km/h e umidade relativa do ar em 20%, criando um ambiente propício para a propagação rápida dos incêndios.

Devido à situação, as operações de combate foram intensificadas, focando no monitoramento e rescaldo das áreas já queimadas. As ações estão concentradas em quatro focos de incêndio ativos: próximo à fazenda Caiman, no Porto da Manga, na área de adestramento do Rabicho e na região da Maracangalha.

Foram 802.875 hectares queimados no Pantanal de 1º de janeiro a 23 de julho de 2024. Se comparado com o mesmo período do ano passado, quando 32 mil hectares foram queimados, o número de 2024 é 2.362% maior.

Editado por Roberta Cáceres.

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Sites Profissionais