25 de novembro de 2024
Notícias Atualizadas todos os dias

Ministros debatem preservação do Pantanal em Campo Grande

1723583397

Nesta quarta-feira (14), Campo Grande será palco de uma importante reunião sobre o clima. Trata-se da plenária do Plano Clima Participativo, que acontecerá no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, das 16h às 19h.

Nesta edição, o foco estará no Pantanal, uma das regiões naturais mais importantes do país. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, estarão presentes para participar das discussões. As informações são de A Crítica.

O que é o Plano Clima Participativo? O Plano Clima Participativo é uma iniciativa do governo federal para criar um plano que ajude o Brasil a enfrentar os desafios das mudanças climáticas. Esse plano tem dois grandes objetivos: reduzir a emissão de gases poluentes que causam o aquecimento global e adaptar as cidades e os ambientes naturais para que possam lidar melhor com os impactos dessas mudanças.

Para garantir que o plano seja realmente útil e eficaz, o governo decidiu realizar uma série de reuniões em diferentes cidades e regiões do Brasil. Em cada uma dessas reuniões, as pessoas podem participar, tirar dúvidas e dar sugestões sobre o que deve ser feito. É uma forma de garantir que o plano reflita as necessidades e opiniões de toda a sociedade.

Por que o Pantanal é importante? O Pantanal é a maior planície alagada do mundo e um dos biomas mais ricos em biodiversidade. Isso significa que é uma região com uma grande variedade de plantas e animais, muitos dos quais não existem em nenhum outro lugar do planeta. Por isso, proteger o Pantanal é fundamental para a preservação da natureza e também para garantir que ele continue desempenhando suas funções, como regular o clima e fornecer água para a região.

Durante a plenária em Campo Grande, serão discutidas estratégias específicas para proteger o Pantanal e garantir que ele seja preservado para as futuras gerações.

Próximos passos e participação da sociedade Após a reunião em Campo Grande, outras cidades também receberão plenárias do Plano Clima Participativo. Cada encontro terá um foco em um bioma específico, como a Mata Atlântica em São Paulo e o Cerrado em Imperatriz (MA). A ideia é que, ao final desses encontros, o governo reúna todas as sugestões e apresente uma primeira versão do plano em novembro deste ano, durante um grande evento internacional sobre o clima, a COP 29, que acontecerá no Azerbaijão. A versão final do plano será apresentada na COP 30, que ocorrerá no Brasil, em Belém (PA), no ano que vem.

Oito encontros presenciais em cidades e biomas diferentes incentivam a participação e informam à população sobre como se engajar no processo
Oito encontros presenciais em cidades e biomas diferentes incentivam a participação e informam à população sobre como se engajar no processo

Editado por Roberta Cáceres

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Sites Profissionais