O delegado de Polícia Civil, Erasmo Cubas, titular da Seção de Investigações Gerais (SIG) de Dourados, esclareceu em coletiva de imprensa o caso da quadrilha que furtou quatro caminhonetes Toyota Hilux de forma simultânea na madrugada de quinta-feira (20) em Dourados. A quadrilha, especializada na subtração de caminhonetes da marca Toyota, é de Cuiabá (MT) e vinha praticando crimes semelhantes há alguns meses na região sul de Mato Grosso do Sul. Investigações apontam que o grupo já furtou cerca de 60 caminhonetes entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Dois ladrões foram presos à noite na BR-163, em Coxim, quando voltavam de carro para Mato Grosso. Outro bandido já havia cruzado a divisa entre os estados de ônibus e foi capturado na madrugada de hoje em Campo Verde (MT). Além deles, um adolescente e uma mulher também participaram dos furtos. O rapaz foi preso quando tentava levar uma das caminhonetes ao Paraguai e liberado após prestar depoimento. Ele não teria participado dos furtos, mas tinha a missão de levar a caminhonete até o outro lado da fronteira. A mulher ainda não foi localizada. Três veículos foram entregues a receptadores do Paraguai e ainda não foram localizados. As informações são do Dourados News.
As caminhonetes, estacionadas na rua em quatro locais diferentes na área central e bairros da região norte de Dourados, foram abertas e ligadas com uso de equipamentos eletrônicos apreendidos com os suspeitos. Um pequeno transponder estava com a dupla presa em Coxim, e outro dispositivo, semelhante a um tablet, estava com o preso em MT.
As prisões envolveram policiais do SIG da 1ª Delegacia de Polícia de Dourados e da delegacia local da PRF (Polícia Rodoviária Federal). Após a ocorrência de furtos semelhantes durante a Expoagro, equipes do SIG e PRF passaram a investigar o grupo criminoso, antecipando uma possível ação durante a Festa Junina na região do Parque Alvorada.
Até o momento, foram presos Emerson Paes dos Santos, 37, Matheus Bruno França de Oliveira, 26, e Vitor Lucas Faleiro Facio, 29. Vitor Lucas está preso no Mato Grosso. A polícia investiga outros possíveis envolvidos, inclusive um presidiário que pode ser o mandante dos crimes. O delegado Cubas destacou que não há qualquer indício de participação de um morador de Dourados na ação criminosa, sendo todos os integrantes de outro Estado.
Questionado se a quadrilha tinha alvos pré-definidos ou aleatórios, o delegado Cubas informou que, durante as investigações, foi possível identificar um carro que estaria apoiando o grupo criminoso. Esse veículo esteve nos locais onde as caminhonetes foram subtraídas posteriormente.
Através de imagens de câmeras de monitoramento, os policiais identificaram o veículo usado pelos ladrões nos locais onde estavam as Hilux e descobriram que um Polo branco, semelhante ao carro usado, havia seguido viagem pela BR-163 com destino a Mato Grosso. O veículo foi abordado na base da PRF em Coxim, onde Matheus Bruno França de Oliveira, 26, e Emerson Paes dos Santos, 37, estavam com o equipamento para ler e codificar chaves de veículos. Os dois confessaram os furtos e foram transferidos para Dourados nesta sexta-feira (21), onde permanecerão presos.
O quarto preso, Vitor Lucas Faleiro Facio, 29, seguia viagem de ônibus e foi capturado pela PRF em Campo Verde por volta das 2h da madrugada de hoje. Ele estava com o outro aparelho usado para abrir os veículos e codificar uma nova chave. Foi autuado na delegacia daquela cidade, onde permanece recolhido.
Editado por Roberta Cáceres