Uma megaoperação de combate ao tráfico de cocaína, batizada de Operação Pó de Serra, foi realiza pela Polícia Federal nesta terça-feira (12), com160 agentes para cumprir 63 mandados judiciais em seis cidades, incluindo Amambai, Naviraí e Mundo Novo. A ação desmantelou uma organização criminosa com amplo esquema de transporte de cocaína entre Brasil e Paraguai, operando rotas que cruzam o Estado. As informações são da Polícia Federal.
O caso começou a ser investigado no fim de 2023, quando um casal foi preso em Guaíra (PR) transportando 53 kg de cocaína com destino a Umuarama (PR). Durante a investigação, foram vinculados 11 flagrantes de tráfico à organização, com a apreensão de quase uma tonelada de droga. As apurações apontam que o grupo criminoso teria movimentado mais de 20 toneladas de cocaína desde 2020.
Policiais federais realizam operação para desarticular organização de tráfico de drogas em MS e PR
A rota utilizada pela organização começava em Pedro Juan Caballero, na fronteira paraguaia, passando por cidades sul-mato-grossenses como Amambai, Tacuru e Sete Quedas. A droga seguia para municípios como Umuarama, Maringá e Curitiba, e, em Santa Catarina, para Balneário Camboriú, Itajaí e Joinville. No transporte, o grupo usava casais falsos para despistar as autoridades.
Para asfixiar financeiramente o grupo, a Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens móveis e imóveis dos envolvidos, totalizando R$ 389 milhões em valores e bens vinculados a 31 suspeitos.
Os integrantes da rede criminosa serão responsabilizados por tráfico internacional, associação para o tráfico e participação em organização criminosa, com penas que podem somar mais de 55 anos de prisão.
Editado por Roberta Cáceres