21 de novembro de 2024
Notícias Atualizadas todos os dias

PF desarticula rede de tráfico internacional de drogas em operação no MS

e3b8748f 8612 49dc 9ccc 9c89d87b5aa3

Uma megaoperação de combate ao tráfico de cocaína, batizada de Operação Pó de Serra, foi realiza pela Polícia Federal nesta terça-feira (12), com160 agentes para cumprir 63 mandados judiciais em seis cidades, incluindo Amambai, Naviraí e Mundo Novo. A ação desmantelou uma organização criminosa com amplo esquema de transporte de cocaína entre Brasil e Paraguai, operando rotas que cruzam o Estado. As informações são da Polícia Federal.

O caso começou a ser investigado no fim de 2023, quando um casal foi preso em Guaíra (PR) transportando 53 kg de cocaína com destino a Umuarama (PR). Durante a investigação, foram vinculados 11 flagrantes de tráfico à organização, com a apreensão de quase uma tonelada de droga. As apurações apontam que o grupo criminoso teria movimentado mais de 20 toneladas de cocaína desde 2020.

f5a1960f 1bb6 49f5 bea1 0d0a26446b35
Policiais federais realizam operação para desarticular organização de tráfico de drogas em MS e PR

A rota utilizada pela organização começava em Pedro Juan Caballero, na fronteira paraguaia, passando por cidades sul-mato-grossenses como Amambai, Tacuru e Sete Quedas. A droga seguia para municípios como Umuarama, Maringá e Curitiba, e, em Santa Catarina, para Balneário Camboriú, Itajaí e Joinville. No transporte, o grupo usava casais falsos para despistar as autoridades.

Para asfixiar financeiramente o grupo, a Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens móveis e imóveis dos envolvidos, totalizando R$ 389 milhões em valores e bens vinculados a 31 suspeitos.

Os integrantes da rede criminosa serão responsabilizados por tráfico internacional, associação para o tráfico e participação em organização criminosa, com penas que podem somar mais de 55 anos de prisão.

Editado por Roberta Cáceres

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Sites Profissionais