23 de novembro de 2024
Notícias Atualizadas todos os dias

A nova polêmica da Disney com filme ‘Branca de Neve’

snow white live action10272348 673479f86f9e4930970020dde51f7b91

Branca de Neve, o remake live-action da animação clássica da Disney, ganhou seu primeiro teaser trailer esta semana, e parte da web reagiu de maneira pouco gentil: apontou que Gal Gadot, que faz a Rainha Má é “mais bonita” que Rachel Zegler, que vive a princesa. Já outros lembraram que a história não é exatamente sobre quem é a “mais bela”, mas a mais justa, o que iria de acordo com a nova versão, de viés feminista e atualizada.

A animação original foi lançada em 1937 e em uma cena clássica a Rainha Má pergunta “who is the fairest of all“, traduzida como “quem é a mais bonita”, porque “fair“, em inglês, é uma forma antiga de de falar que algo é bonito. Ao longo dos séculos, a palavra também passou a ser usada para se referir a uma pessoa loira ou de pele muito clara, muito branca, caso da Branca de Neve.

Mas fair também significa justo/bom, então já desde a animação se entendeu que a personagem não era apenas a mais bonita, mas a melhor. Assim, em inglês, a pergunta ao espelho seria entendida como “Quem é a mais justa de todas”, mesmo a Rainha Má achando que estava questionando apenas sobre beleza – a tradução original foi mantida em português no novo trailer.

Gal Gadot como a Rainha Má e Rachel Zegler como a Branca de Neve — Foto: Reprodução/YouTube
Gal Gadot como a Rainha Má e Rachel Zegler como a Branca de Neve — Foto: Reprodução/YouTube

Como Gal e Rachel já avisaram que o live-action moderniza a trama, com falas suprimidas ou trocadas para se adequar a um mundo onde as mulheres têm mais autonomia, entende-se que a frase vai ser mesmo usada no final no sentido de justo ou jogar por terra a ideia de que mulheres têm de se submeter aos padrões de beleza definidos pela sociedade ou mesmo usarem um critério subjetivo como medida de valor.

“Quando começamos a reimaginar o papel real de Branca de Neve, tornou-se o ‘mais justa de todos’, o que significa quem é a mais justo e quem pode se tornar uma líder fantástica”, contou Rachel à revista Variety ano passado. “A realidade é que o desenho animado foi feito há 85 anos e, portanto, é extremamente antiquado quando se trata de ideias de mulheres em papéis de poder e para o que uma mulher serve no mundo”, afirmou.

Fonte: Quem

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Sites Profissionais