Maio será um mês movimentado na área cultural em Campo Grande com uma união entre festival de teatro e circo com a Semana Nacional dos Museus. Tanto o Boca de Cena (teatro e circo) quanto a programação dos museus terá início no dia 13 e segue até o dia 19.
Conforme divulgado pela Fundação de Cultura, o tema do evento será “Museus, Educação e Pesquisa”.
“Em Mato Grosso do Sul, as ações estão sendo organizadas pelo Sistema Estadual de Museus de MS, que integra a Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O evento aqui no Estado está sendo realizado em parceria com a Sectur, SED e Iphan. A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio)”, relatou a Fundação.
No dia 13 de maio, a programação terá início às 10h no Museu da Imagem e do Som com a mesa redonda “museus, educação e pesquisa – altas habilidades e arte educação”. Já no dia seguinte, às 8h, haverá a oficina “museus e patrimônio” na Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado.
Seguindo o cronograma, no dia 18 de maio, das 16 às 21 horas, acontecerá um sarau com enfoque na celebração do Dia Internacional de Museus, na Praça da Locomotiva, (localizada na Orla Ferroviária). Para este evento estão sendo programadas intervenções artísticas, música, feira de artesanato e artes visuais, praça de alimentação.
Durante os próximos dias, os museus irão divulgar a programação completa com suas atividades. Entre os espaços que já confirmaram está o Museu de Arqueologia da UFMS.
No dia 16 de maio, das 8h às 10h, será realizada a palestra gratuita “os caminhos da Educação Ambiental no Mato Grosso do Sul” com Suzete Rosana de Castro Wiziack e Vinicius Campelo Júnior. A palestra é aberta a toda a comunidade no Museu de Arqueologia da UFMS.
Mais informações podem ser consultadas no site www.gov.br/museus/pt-br.
Roberta Cáceres