O balanço das eleições municipais de 2024, tanto em Campo Grande quanto no interior do Estado, foi definido como um pleito “tranquilo”, com questões pontuais dentro do esperado.
Conforme destacou o desembargador e presidente do TRE, Carlos Eduardo Contar, no início da noite deste domingo, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS).
O desembargador ressaltou a contribuição dos mesários como essencial para o transcorrer da festa da democracia. As informações são do Correio do Estado.
No total, 28.100 pessoas se colocaram à disposição para auxiliar a população em seus respectivos colégios eleitorais.
“Isso é apenas aqueles que ficaram nas próprias sessões, mas nós temos aí os serventuários da Justiça, os convocados e uma série de colaboradores. Desde o Comando Militar do Oeste, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, vários parceiros que nos fizeram chegar a um bom termo”, pontuou Carlos Eduardo.
Ausentes
O TRE está realizando o levantamento para saber quantos eleitores ficaram ausentes; entretanto, o desembargador estimou que aproximadamente 25% deixaram de votar.
Ainda sem o número total de eleitores que não compareceram para votar, o desembargador estimou em torno de 25%.
Essa média de abstenção está dentro do esperado, um pouquinho acima de 20%, o que sempre acontece.
Problema nas Urnas
Conforme noticiado pelo Correio do Estado, em Campo Grande algumas urnas tiveram que ser trocadas. O desembargador relatou que ocorreu um problema de transmissão.
Confira o número atualizado:
- 72 urnas com defeito;
- 47 foram substituídas em Mato Grosso do Sul;
- 15 urnas com defeito;
- 11 substituídas em Campo Grande.