A chuva, aguardada por muitos, chegou mais cedo do que o esperado em Campo Grande nesta segunda-feira (2), trazendo alívio momentâneo para o calor intenso que marca a região. Diversos bairros, como Santa Fé, Vivendas do Bosque, Centro, Taveirópolis, Oliveira, Nossa Senhora das Graças, Tiradentes, Chácara Cachoeira, São Bento e Monte Líbano, já registraram pancadas leves durante a manhã.
O dia começou parcialmente nublado, mas logo as nuvens carregadas dominaram o céu, e a previsão do Climatempo de 11 milímetros de chuva para o dia começou a se concretizar. Para amanhã, a expectativa é de 22 milímetros. Vídeos encaminhados por moradores, como Jairton Costa Bezerra, da Vila Nossa Senhora das Graças, mostram a força das pancadas, acompanhadas de ventos. “Começou umas 6h20. A região é muito tranquila, não sofre com alagamento. Ventou bastante, mas foi uma chuva boa”, relatou Jairton.
Alerta de temporais e calor persistente – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de risco para chuvas intensas que abrange todos os municípios de Mato Grosso do Sul. O aviso, publicado no domingo, permanece válido até às 10h desta segunda-feira.
De acordo com o Metsul Meteorologia, a instabilidade atmosférica atual é consequência da formação de um ciclone bomba, que trouxe tempestades ao Rio Grande do Sul e avança para outras regiões do Sul e Centro-Oeste. Apesar das chuvas, o calor não dá trégua em Campo Grande, onde a máxima prevista para hoje é de 30°C. Em outras localidades do estado, os termômetros devem marcar 39°C em Porto Murtinho, 35°C em Corumbá, 31°C em Coxim, e 32°C em Dourados e Três Lagoas.
Impactos e prevenção – Embora a chuva seja benéfica para aliviar as altas temperaturas e melhorar a qualidade do ar, a população deve estar atenta aos riscos de temporais, especialmente em áreas suscetíveis a alagamentos ou queda de árvores. A Defesa Civil reforça a importância de evitar áreas de risco e monitorar boletins meteorológicos.
Áreas em amarelo e laranja indicam risco de chuva forte em MS (Arte: Inmet)
Editado por Roberta Cáceres